+351 213 245 000 info@avaclinic.pt

doacao3O tratamento da receptora

Antes de iniciar o tratamento o casal, ou a mulher receptora, é informado sobre as características físicas externas básicas da dadora, como sejam a cor da pele, dos olhos e do cabelo e também sobre o seu grupo sanguíneo.

Após a atribuição de uma dadora dá-se início ao tratamento simultâneo da dadora e receptora. O tratamento hormonal da receptora tem como objectivo fazer espessar o endométrio (mucosa que reveste o útero) para aumentar as possibilidades de implantação dos embriões.

O tratamento é efectuado com comprimidos de estrogénio e começa aquando do início de uma menstruação. Na parte final do tratamento, utiliza-se também progesterona vaginal para ajudar o processo de implantação dos embriões. O espessamento do endométrio é avaliado através de uma ou mais ecografias vaginais.

A fertilização dos óvulos e desenvolvimento embrionário

O casal deve realizar análises sanguíneas para despistar a existência de algumas doenças infecciosas como por exemplo a hepatite B e C. Estas análises podem ser efectuadas na AVA Clinic ou num laboratório à escolha.

No dia em que se efectua a recolha dos óvulos da dadora, é feita também uma colheita de esperma. A fertilização dos óvulos é observada no dia seguinte e o desenvolvimento dos embriões é acompanhado alguns dias, antes de estes serem transferidos para o útero da mulher receptora.

doacao5

A transferência embrionária

A transferência de um ou dois embriões para o útero da receptora é efectuada com recurso a um cateter maleável. A transferência é indolor.
 Se existirem embriões de boa qualidade que não são transferidos, estes podem ser congelados para uso posterior pelo casal receptor. Este procedimento evita a necessidade de recorrer a uma nova doação de óvulos, diminuindo o tempo de espera e os custos dos tratamentos.

Após a transferência dos embriões, é fundamental continuar a toma dos estrogénios e progesterona até se realizar o teste de gravidez. Este teste é efectuado através de uma análise sanguínea, cerca de 15 dias após a transferência dos embriões.

Se o teste for positivo, os medicamentos devem continuar a ser usados até às 10-12 semanas de gestação. Se o teste for negativo, a toma de ambos os medicamentos deve ser suspensa, após o que surgirá uma menstruação.
Como em qualquer gravidez, existe um pequeno risco de aborto ou de gravidez ectópica.

Quando se avalia o risco de alterações cromossómicas durante a gravidez, é importante ter em linha de conta a idade da dadora e não a da receptora para efeitos da contagem do risco.

As taxas médias de sucesso por cada doação é de cerca de 55-60% por transferência.

Aspectos legais e éticos

A AVA Clinic cumpre todos os preceitos legais e as recomendações do CNPMA (Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida), assim como a Directiva Europeia sobre Tecidos.

Todos os resultados dos exames são comunicados às dadoras e caso não haja possibilidade de serem aceites por razões médicas são informadas desses motivos.
As dadoras são informadas que os seus óvulos são exclusivamente utilizados para ajudar outras mulheres a ultrapassar os seus problemas de fertilidade.
 A dadora não tem quaisquer direitos ou obrigações quanto à gravidez da receptora ou qualquer criança nascida em resultado da doação.
De acordo com o Código Civil Português a mulher que dá à luz é sempre tida como a mãe legal da criança.
 Tanto a dadora como o casal receptor analisam e assinam um documento no qual está explicitada toda a informação recebida e no qual afirmam o seu consentimento para o processo de doação.