+351 213 245 000 info@avaclinic.pt

Indução da Ovulação

Quando a infertilidade é causada por dificuldades de ovulação, muito comum por exemplo nas situações de ovários poliquísticos, é possível administrar medicamentos que melhoram a capacidade de funcionamento dos ovários. O tratamento é efectuado com comprimidos ou com injecções subcutâneas de gonadotrofinas (hormonas responsáveis pelo desenvolvimento dos folículos nos ovários). 
A indução da ovulação é recomendada a casais jovens, que estão há pouco tempo a tentar engravidar, sendo também aconselhável a mulheres que têm ciclos menstruais irregulares. É fundamental confirmar que o espermograma é normal e que as trompas estejam desobstruídas.

pills-1354782_1280

Como a resposta dos ovários é muito variável, é indispensável efectuar um acompanhamento ecográfico para determinar a resposta dos ovários. Pode-se, assim, evitar uma gravidez múltipla e prever a data da ovulação. É nessa altura que o casal deverá ter relações sexuais.

Se a resposta dos ovários for adequada, a indução da ovulação pode continuar durante um período de 6 meses, após os quais se deve pensar noutras alternativas de tratamento.

As taxas de sucesso da indução da ovulação são relativamente baixas, mas como é um tratamento fácil e económico, pode efectuar-se durante algum tempo, por exemplo em casais jovens que não tenham outros problemas de infertilidade. ♦