+351 213 245 000 info@avaclinic.pt
tratamentos2

Fertilização in vitro (IVF)

A Fertilização in vitro está indicada em casos de obstrução das trompas de Falópio; quando há alterações ligeiras no espermograma; em casos de endometriose ou mesmo para tratar a infertilidade de causas desconhecidas. A IVF também é muito eficaz para os pacientes que já tentaram outros tipos de tratamento sem sucesso. 
Recorre-se também mais rapidamente à IVF quando existe uma situação de infertilidade há mais de 2 anos ou quando a mulher tem mais de 35 anos de idade.

Na maior parte dos casos, a duração do tratamento é de cerca de 2 a 3 semanas. 
A AVA Clinic tem utilizado com muito sucesso os chamados protocolos com antagonistas. Estes tratamentos são mais cómodos para os pacientes, são mais curtos, originam menos efeitos secundários e proporcionam resultados excelentes.

Durante a Fertilização in vitro, efectua-se uma estimulação dos ovários com injecções subcutâneas diárias durante um período de cerca de 9-12 dias. O acompanhamento ecográfico é fundamental para determinar as doses dos medicamentos a administrar e para definir a altura em que os óvulos estão maturos. Nessa altura os óvulos são retirados dos ovários através de uma punção. Este procedimento é realizado sob o efeito de uma ligeira sedação e tem a duração aproximada de 20 minutos. Nesse mesmo dia é feita a colheita e tratada a amostra de esperma.

O processo continua no laboratório com a fertilização dos óvulos pelos espermatozóides. Após alguns dias de cultura, um ou dois embriões são transferidos para o útero através de um cateter fino. Os embriões que estiverem em boas condições e que não forem transferidos podem ser criopreservados (congelados) para uso posterior.

Em situações clínicas que o necessitem, na IVF podem usar-se óvulos ou espermatozóides de dadores.

As taxas de sucesso da IVF são de cerca de 35-45% por tentativa, dependendo muito da idade da mulher e da qualidade dos embriões transferidos. Com um conjunto de 3 IVF, consegue-se uma taxa cumulativa de gravidez de cerca de 75-80%. A Fertilização in vitro com utilização de óvulos doados tem taxas de gravidez mais elevadas por se utilizarem óvulos  de mulheres mais jovens. ♦