+351 213 245 000 info@avaclinic.pt

Tratamentos de Fertilidade

Como a infertilidade é um problema do casal, é fundamental que ambos os elementos sejam avaliados numa consulta inicial, onde se avaliam as presumíveis causas da infertilidade com base na história clínica, no exame médico e numa ecografia ginecológica.

O tratamento da infertilidade pode envolver a Indução da ovulação; a Inseminação intrauterina; a Fertilização in vitro (IVF); a Microinjecção (ICSI); a Doação de gâmetas (óvulos e/ou espermatozóides) ou de embriões; a Criopreservação de esperma, de óvulos e de embriões; a Transferência de embriões criopreservados (FET) e procedimentos cirúrgicos, nomeadamente por via laparoscópica.

A maioria dos casais inférteis (cerca de 80%) acabam por conseguir uma gravidez e uma ou mais crianças saudáveis, após um ou vários tratamentos. No entanto, é importante iniciar os tratamentos atempadamente para obviar as restrições que a idade provoca devido à diminuição de óvulos e da sua perda de qualidade com a idade. O acompanhamento médico e psicológico é importante, através de uma equipa multidisciplinar que inclui o trabalho e envolvimento de médicos ginecologistas especializados na medicina da reprodução, embriologistas, enfermeiros, psicólogos e assistentes. ♦