Centro de Fertilidade, Lisboa
info@avaclinic.pt

EXAMES

Quando deve iniciar os exames de diagnóstico para verificar se há problemas de infertilidade?

A maioria dos casais consegue engravidar durante o período de um ano de tentativas. No entanto, cerca de 15 a 20% dos casais não conseguem engravidar por ter um problema de infertilidade. Por isso, justifica-se iniciar o estudo das causas de infertilidade após 1 ano de actividade sexual regular sem o uso de contracepção.

Quando a idade é superior a 37 anos, se existirem distúrbios no ciclo menstrual ou houver suspeitas de outros problemas, aconselha-se a realização dos exames após 6 meses de tentativas. A idade é o factor mais determinante para obter uma gravidez e por isso não se deve esperar muito tempo antes de iniciar as investigações.

A detecção precoce das causas da infertilidade permite recorrer atempadamente ao tratamento mais indicado, o que possibilita melhorar as taxas de sucesso.

Na AVA Clinic os exames podem ser efectuados sem demoras, o que permite uma avaliação rápida e o início imediato dos tratamentos adequados. Não há necessidade de repetir exames que tenham sido efectuados recentemente em laboratórios ou clínicas de boa reputação.

É importante compreender que o facto de os resultados dos exames serem todos normais, não significa que tudo esteja bem, uma vez que o processo da reprodução humana é muito complexo e podem existir causas desconhecidas que não são detectadas facilmente. Outras vezes, há pequenos problemas, quer no homem quer na mulher, que em conjunto limitam a capacidade de fecundação do casal (causas múltiplas). A história clínica do casal é o mais importante para determinar a gravidade da infertilidade e a melhor altura de iniciar os tratamentos.

A infertilidade é um problema muito íntimo que afecta igualmente o homem e a mulher. Por esta razão a equipa da AVA Clinic criou um ambiente acolhedor e personalizado, adequado às necessidades de cada casal.