+351 213 245 000 info@avaclinic.pt

Exames Complementares

Biópsia testicular:

A biópsia testicular é a recolha de amostras de tecido testicular para obter espermatozóides directamente dos testículos ou dos seus canais. Este exame efectua-se nas situações em que não se encontram espermatozóides no ejaculado (azoospermia). Isto pode ser devido à obstrução dos canais espermáticos ou a uma alteração na produção de espermatozóides.

exames1

Cariótipo ou análise aos cromossomas:

A análise dos cromossomas é efectuada através de uma análise sanguínea. O cariótipo é a avaliação do número de cromossomas e das suas características. A infertilidade pode estar, em certas situações, associada a alterações do número ou da estrutura dos cromossomas. Este exame é efectuado quando há alterações muito drásticas do número ou mobilidade dos espermatozóides e também em situações em que haja suspeita de alterações genéticas.

Estudo da fragmentação dos espermatozóides

Este estudo é complementar à tradicional análise de esperma (espermograma), sendo pedido em especial, no caso de falhas de fertilização, perda de embriões e abortos de repetição.

É uma análise que dá informação adicional sobre a qualidade dos espermatozóides e permite saber os nivéis de fragmentação de DNA dos mesmos.

As alterações nos níveis de fragmentação de DNA verificam-se com maior frequência nos homens com idade >45 anos, fumadores, expostos a produtos tóxicos e poluentes, submetidos a tratamentos oncológicos ou vasectomias, ou no caso de doenças infecciosas.

Histeroscopia:

É um exame da cavidade do útero que permite detectar alterações ou presença de polipos. Estas alterações podem estar ligadas à infertilidade ou aumentar a possibilidade de abortos espontâneos.

Laparoscopia ou celioscopia:

É um exame cirúrgico para determinar a anatomia do aparelho ginecológico feminino interno, e que permite diagnosticar, por exemplo, endometriose ou aderências. A laparoscopia só se efectua em situações que a justificam. ♦