+351 213 245 000 info@avaclinic.pt

Exames Básicos

Como a infertilidade é um problema do casal, é fundamental que ambos os elementos sejam avaliados numa consulta inicial.

A primeira consulta com o casal tem a duração de cerca de 1 hora. Tem como objectivo avaliar as presumíveis causas da infertilidade com base na história clínica e no exame médico. Após esta consulta, prescrevem-se outros exames, se necessário.

o32

Ecografia com sonda vaginal:

Este exame fornece informações acerca da estrutura e do funcionamento dos ovários, assim como da estrutura do útero. Também pode ser usado para avaliar a permeabilidade das Trompas de Falópio.

Espermograma (análise ao esperma):

É um exame muito importante para avaliar a capacidade de fertilização dos espermatozóides, dado que a fertilidade masculina depende do número, mobilidade e da forma dos mesmos.

Estudo da permeabilidade das trompas:

Este exame pode ser efectuado com a introdução de contraste no útero e nas trompas (HSG-histerosalpingografia) ou com o uso de soro fisiológico e ar através de ecografia (SSG-salpingosonografia).

Análises sanguíneas:

Por vezes, é necessário averiguar algumas hormonas que afectam o funcionamento dos ovários e dos testículos: AMH, FSH, LH, prolactina, estradiol, progesterona, testosterona, hormonas da tiróide, etc. ♦